4 Passos para o peso ideal

Estabelecer o programa para que o seu cão atinja o peso ideal pode ser assustador. Mas você é capaz! Seguindo estes quatro passos poderá experienciar a recompensa de uma melhor vida em conjunto.

  1. DÊ-LHE SAÚDE NA ALIMENTAÇÃO

Durante o período em que o seu cão se encontra num programa de gestão de peso, alimente-o duas a três vezes ao dia com porções mais reduzidas, ao invés de uma grande refeição diária. Estes momentos espaçados ao longo do dia irão ajudar a evitar que este se sinta com fome.

Meça as refeições de forma precisa de forma a evitar a sobrealimentação. A gama Purina® PRO PLAN® apresenta guias detalhados na embalagem, com as medidas recomendadas para cada refeição. Evite alimentá-lo com sobras. Se assim fizer está a promover a ingestão de uma grande quantidade de calorias indesejáveis, de forma nutricionalmente incorreta. A sua família e amigos poderão também estar a contribuir para este mau hábito, por isso garanta que eles têm conhecimento do seu programa de gestão de peso

Dicas de recompensas

As recompensas são um elemento importante na sua relação com o cão. No entanto, tenha atenção para não o sobrealimentar com calorias escondidas, seguindo as seguintes regras para recompensas:

• Não lhe dê recompensas com muita gordura
• Experimente utilizar recompensas em tamanho mais pequeno ou saudável como por exemplo os biscoitos PRO PLAN® Light Biscuits
• Construa uma caixa diária de recompensas. Cada vez que der uma recompensa ao seu cão, coloque uma igual na caixa. Assim poderá sempre saber qual a quantidade de recompensas que lhe está a dar
• Se o seu cão pedir recompensas, tente substituí-las por atenção. Brincar com ele irá distraí-lo da comida enquanto queima calorias e se divertem

2. Exercício para energia

Quer esteja a passear pelo campo ou a brincar ao “busca” no parque, fazer exercício e brincar com o seu cão é essencial para criar uma boa relação com ele. É também uma forma divertida de o ajudar a manter o peso ideal e uma oportunidade de aprofundar o vínculo que tem com ele, enquanto aproveita o mundo lá fora. A variedade é o que apimenta a vida, por isso tente diversificar a sua rotina diária numa das seguintes formas:

Utilize brinquedos para tornar o seu passeio mais divertido

Se ele vai buscar a bola, considere utilizar uma raquete de ténis para mandar a bola para mais longe e dar-lhe mais espaço para correr.

Experimente passear com outros donos

Quando caminha em conjunto com outros donos é provável irem mais longe. O seu cão poderá ainda brincar com um amigo. Cães que brincam juntos gastam mais calorias.

4step

Considere variar a sua rotina de passeio

Quer seja mudando a rota ou alterando o ritmo entre passeio e corrida.

Tenha em atenção, se o seu cão tiver uma idade avançada ou problemas de artrite, a sua capacidade de exercício pode ser limitada. Consulte o veterinário para conhecer o melhor plano de ação. 

3. Controle o peso

Ter objetivos de gestão do peso faz com que o processo se torne mais fácil e divertido. Considere criar um gráfico de progresso da redução do peso, onde poderá também medir a sua cintura e controlar a alteração da forma de corpo, utilizando o Gráfico de Sistema Corporal.

Um bom objetivo é apontar para uma perda de 2% do peso, por semana. Torne este objetivo numa experiência conjunta e recompense o seu cão durante o processo com um novo comedouro ou brinquedo. Para uma análise e acompanhamento mais detalhado, marque consultas regulares no seu veterinário.

4. Não desista

À semelhança dos humanos, perder peso é um processo gradual. Não deixe que isso o detenha de atingir o objetivo. Um processo gradual é algo que deve ser celebrado até porque significa que a probabilidade de sucesso a longo-prazo é maior. Com apoio do seu veterinário, com nutrição Purina® PRO PLAN® e uma nova rotina de exercício físico, ele terá a felicidade e saúde que necessita para aproveitar o seu mundo incrível por muito mais tempo.

DICAS RÁPIDAS de Gestão do peso

• Dê-lhe mais amor e atenção, não comida
• Recompensas são aceitáveis dentro dos limites de calorias permitidas
• Opte por um processo lento de perda de peso
• Brinque e faça exercício. Quanto mais, melhor.

Ele irá mostrar-lhe a diferença

Enquanto progride no programa de gestão de peso, poderá desenvolver um vínculo cada vez mais forte com o seu cão, já que irão passar mais tempo juntos.

Ele vai mostrar:

• Mais mobilidade, para que possam fazer mais coisas juntos
• Grande espírito de brincadeira, para que se divirtam ainda mais
• Menor nível de cansaço, para uma vida com mais energia
• Menor perda de fôlego, para que possam fazer mais exercício e explorar o mundo
• Um perfil mais elegante e magro, irá parecer tão bem como se sente

Hábito de roer e morder dos cachorros

PRODUTOS RELACIONADOS


PURINA® PRO PLAN® Cachorro Grande Atlético com OPTISTART™ - rico em Frango

" Alimento completo para cachorros de tamanho grande com um físico atlético. Também indicado para cadelas gestantes ou lactantes.

PURINA® PRO PLAN® Cão Grande Robusto Adulto com OPTIBALANCE - rico em Frango

Alimento completo para cães adultos de tamanho grande com um físico robusto