Ajudar o gatinho a crescer saudável

Acolher um gatinho na sua vida pode ser um momento de regozijo. Nesse momento, deseja assegurar tudo o que for necessário para a saúde a longo prazo do animal; assim, aqui ficam algumas sugestões úteis sobre como criar um gatinho que podem ajudar ambos na vossa nova vida em conjunto.

​No caso de um gatinho

Prepare-se para a chegada do seu gatinho a casa: preparar a casa à prova de acidentes é importante para evitar potenciais perigos.

  • • Certifique-se de que todos os materiais venenosos (por exemplo, detergentes, produtos de limpeza e desinfetantes, pesticidas, medicamentos, etc.) estão guardados em segurança.
  • • Lembre-se que algumas plantas muito comuns podem ser venenosas (por exemplo, a amarílis, azálea, cíclame, íris, loendro, narciso e lílio são altamente tóxicos para os gatos)
  • • Mantenha todos os cabos elétricos o mais curtos possível para evitar que o gato brinque com eles ou os roa
  • • Verifique o interior da máquina de lavar ou secar antes de a ligar, já que os gatos gostam de se aninhar em locais quentes e macios

Familiarize-se com as ações e comportamentos do gatinho quando está saudável, dessa forma conseguirá reparar em quaisquer alterações que possam indicar ferimentos ou doenças.

A lista básica de verificação de saúde deve incluir:

  • • Os olhos, que devem estar límpidos e brilhantes, sem lágrimas nem secreções abundantes
  • • As orelhas, que devem ser rosa claro, estar limpas e sem secreções nem odor
  • • A boca, que deve ter gengivas rosa e saudáveis, sem vermelhidão nem inchaço

A dieta adequada

Entre as sete e nove semanas, os gatinhos estão completamente desmamados e prontos a ir para as novas casas. Eles crescem muito depressa nos primeiros cinco a seis meses, mas o seu sistema imunitário ainda não está totalmente desenvolvido nessa fase.

Devido aos desafios do período de crescimento, os gatinhos têm requisitos nutricionais diferentes relativamente aos gatos adultos. Precisam de mais energia, mais proteínas para o crescimento, mais vitaminas e minerais (como cálcio e fósforo para o desenvolvimento ósseo), bem como especiais ácidos gordos essenciais ómega 3 (como o DHA) para o desenvolvimento do cérebro e da visão. Por esse motivo, é muito importante alimentar o gatinho com a alimentação adequada. Deve apenas considerar as alimentações formuladas para suprir todos os requisitos nutricionais especiais dos gatinhos.

Tenha em atenção que as alimentações para cachorros não são adaptadas a gatinhos por diversos motivos, por exemplo, os níveis insuficientes de proteínas e do aminoácido taurina na dieta do gatinho podem resultar em visão deficiente.

O PRO PLAN Junior (dieta seca) preenche as necessidades nutricionais do gatinho, promovendo o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Para além disso, o PRO PLAN Junior (dieta seca) contém OPTISTART® com colostro, com eficácia comprovada no reforço das defesas naturais do gatinho.

Criar laços com o animal de estimação

Os momentos de brincadeira com o seu gatinho não são apenas divertidos para ambos, constituindo também uma maravilhosa oportunidade de criar laços com ele. Para além disso, ao correr atrás de uma bola, de um rato de brincar ou outros brinquedos, o gatinho faz exercício físico, um elemento essencial na vida do animal para se manter em forma e saudável.

A higiene e limpeza devem ser uma parte essencial da vida do gatinho. Se o gatinho aprender enquanto ainda é muito jovem, vai-se habituando gradualmente e o processo torna-se mais fácil com o crescimento. Recomenda-se a limpeza regular (duas vezes por semana), especialmente para os gatos de pelo longo, para controlar a perda de pelo, remover o pelo caído e evitar a formação de bolas de pelo. Para além disso, a limpeza pode ser um momento agradável para o dono e o gatinho, ajudando a fortalecer os laços entre ambos.

Conclusão

Com atenção e amor, cuidados veterinários adequados e a nutrição correta, o seu gatinho dispõe de tudo o que necessita para se desenvolver e tornar um gato feliz e saudável.

Queda de dentes do seu gatinho

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO