Higiene e cuidados com o pElo dos gatinhos

Os gatos são animais extremamente higiénicos, conhecidos pelo zelo investido nos cuidados com a limpeza do pelo. As línguas ásperas dos gatos funcionam como escovas que eliminam a sujidade e espalham óleos essenciais no pelo. Apesar da excelente capacidade de limpeza autónoma dos felinos, é essencial o dono envolver-se nos cuidados de higiene do gatinho, visto que é uma prática que cimenta os laços entre ambos e permite examinar e detetar sinais de doença no animal. Escovar o gatinho desde tenra idade também garante habituação ao toque humano, o que facilita, por exemplo, as futuras visitas ao veterinário.

Os benefícios dos cuidados de higiene e da escovagem

Para além de estimular a circulação e melhorar a tonificação dos músculos, a rotina de higiene e escovagem minimiza as bolas de pelo ao remover os pelos antes de serem ingeridos pelo gato ao lamber-se. A escovagem também estimula as glândulas na raiz dos pelos, impermeabilizando e alisando a pelagem e, assim, aumentando as propriedades isolantes da pelagem.

Como escovar um gatinho

O processo depende da raça e do comprimento do pelo. É de ter em conta que o pelo dos gatinhos é mais curto e macio do que o dos gatos adultos e que engrossa com o crescimento. É preferível habituar o gatinho à escovagem desde muito jovem para interiorizar as vantagens dessa rotina. Para maior conforto, escove o gatinho sobre uma superfície antiderrapante.

Os donos de gatinhos de pêlo curto apenas têm de investir numa escovagem ligeira uma vez por semana. Durante a escovagem, aproveite para examinar as orelhas, olhos e boca do gatinho e inspecione a pele para detetar possíveis parasitas, feridas ou excrescências.

As raças de pelo longo exigem atenção diária e a utilização de equipamento adequado. Peça conselhos ao criador ou a um especialista de "grooming". Em primeiro lugar, deixe o gatinho farejar a escova; é normal os gatos esfregarem o focinho nas cerdas, um sinal positivo de aceitação do objeto. Após algumas festas, comece a escovar suavemente os flancos e, depois de alguns minutos, pare e faça mais festas ao animal. Este procedimento ajuda a tranquilizar o gatinho.

Quando o gato se mostrar familiarizado com a sensação de ser escovado, passe para a barriga, cauda, orelhas e outras áreas sensíveis, mas seja o mais meigo possível e mantenha as sessões iniciais de curta duração.

Exame geral do gatinho

Aproveitando o facto de o gatinho ficar relaxado durante a escovagem, examine com cuidado as patas e as garras. Inspecione as orelhas e abra a boca do gatinho com cuidado para verificar o estado dos dentes e gengivas.

Quando o gatinho estiver familiarizado com a rotina, comece a acostumá-lo a ser escovado em cima de uma mesa ou outra superfície da sua preferência. Assim, o animal passa a associar a rotina a um local definido.

Queda de dentes do seu gatinho

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO