Implantar o microchip no gato

A implantação do microchip é um método seguro e permanente de identificação do animal, aumentando grandemente a hipótese de recuperar gatos perdidos ou roubados. As coleiras e chapas tradicionais caem facilmente, podendo inclusivamente provocar ferimentos no gato. Em comparação, os microchips são permanentes. Cada microchip contém um código exclusivo de 15 dígitos com as informações de contacto do dono que é armazenado numa base de dados nacional. A leitura do chip revela os detalhes do gato e o nome, morada e informações de contacto do dono, permitindo localizar e recuperar rapidamente o animal.

A importância de implantar o microchip no gato

Os gatos desaparecem por variados motivos. Podem perder-se ou ficar desorientados, especialmente se tiver mudado de casa há pouco tempo, assustar-se com algum incidente e fugir ou sofrer um acidente. Enquanto que as coleiras se podem soltar ou ser removidas, os microchips ficam sempre seguros onde são implantados. Os microchips também são úteis para resolver disputas quanto à identidade e propriedade do animal.

Quando devo implantar o microchip no meu gato?

Não há uma idade mínima para implantar o microchip no gato, contudo, regra geral, o procedimento é realizado aquando da vacinação inicial ou esterilização do gatinho, devendo fazer-se a implantação antes de o animal ser autorizado a sair de casa. Muitos criadores garantem a implantação antes de venderem os gatinhos e a maioria dos abrigos fazem-no antes de realojarem os animais nos novos lares. É essencial proceder à implantação se pretender viajar com o animal para o estrangeiro. O microchip é obrigatório em alguns países.

O procedimento

Os microchips podem ser implantados por veterinários ou membros qualificados das organizações de proteção dos animais. Após uma consulta rápida, é introduzido um minúsculo microchip, do tamanho de um grão de arroz, debaixo da pele do gato, entre as omoplatas. O procedimento é rápido e tão doloroso como uma injeção. O gato não sente o microchip e, na maioria dos casos, permanece na posição correta durante toda a vida.

Ficar em contacto

É essencial que se lembre de atualizar as informações de contacto do microchip se mudar de casa ou de número de telefone. Pode fazê-lo contactando a base de dados do microchip.

E se perder o meu gato?

Se perder o gato, entre em contacto com a base de dados para se certificar de que têm as informações de contacto mais recentes e atualizadas. Se o animal for encontrado, é feita a leitura do microchip e pode facilmente recuperar o seu gato.

Vantagens adicionais do microchip

É habitual entrarem em sua casa visitantes felinos indesejados pela porta do gato? Se sim, e se o seu gato tiver um microchip, pode considerar instalar uma porta para gatos ativada com o microchip do seu gato. Esse mecanismo identifica o gato que tenta entrar em sua casa através da leitura do microchip, apenas permitindo a entrada se o número do microchip coincidir com o número programado para a porta.

E se eu quiser realojar o meu gato?

Se quiser oferecer o seu gato a outra pessoa, basta contactar a base de dados do microchip e preencher os formulários relevantes para assegurar que as informações do novo dono são associadas aos detalhes do microchip do animal.

Queda de dentes do seu gatinho

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO