Sugestões para cuidar de gatinhos

Como fazer dos gatinhos animais amigáveis

À semelhança de ter um bebé ou uma criança em casa, tomar conta de um gatinho pela primeira vez exige algumas modificações para garantir a segurança do animal. É uma boa ideia começar com uma arrumação exaustiva da casa, concentrando-se nas áreas apenas acessíveis ao gatinho e removendo pequenos objetos caídos atrás ou debaixo dos móveis. Verifique se não existem fios soltos no chão e cubra buracos e orifícios onde o gatinho se possa meter. Tal como os bebés, os gatinhos exploram o mundo em redor colocando objetos na boca. Certifique-se de que não há objetos que possam causar asfixia, nem lã ou cordel que possam ser engolidos.

Se é um apreciador de plantas, certifique-se de que não são venenosas para o gato, apenas lhe permitindo ir ao jardim sob supervisão rigorosa quando tiver a vacinação completa e o veterinário autorizar. Assegure-se que o jardim se encontra devidamente vedado, de modo a que o gatinho não possa fugir. Deve semear apenas plantas seguras para felinos, já que os gatos têm o hábito de mastigar vegetação.

A melhor época para interagir frequentemente com o seu gato e estreitar o relacionamento positivo que vos une é durante a primeira infância do animal. Recorra a brinquedos como ratinhos de brincar para prender a atenção do seu gato. Outra escolha popular são os brinquedos pendurados em fios. A brincadeira assemelha-se a caçadas a fingir, logo, encoraje ativamente o seu animal de estimação a experimentar novos brinquedos. A primeira infância é também a altura de introduzir imensas novas experiências e pessoas ao seu gato, como preparação para a vida adulta. Os primeiros 3 meses de vida são um período formativo vital de socialização, como garantia de preparação para novos relacionamentos e experiências, incluindo viagens de carro e diversos ruídos de ambiente, como máquinas de lavar, televisões e computadores.

Se tem um gato doméstico, é uma ótima ideia comprar um poste de arranhar. O poste ajuda na manutenção das garras e ensina o gato a arranhar apenas num local, evitando danos na mobília e cortinas! Recompense o uso do poste com elogios e guloseimas para reforçar o bom comportamento, no entanto, se o gato começar a arranhar mobília, transmita um vigoroso "não" para indicar a asneira.

Comportamento dos gatinhos recém-chegados

Trazer para casa um novo gatinho é uma grande mudança para o animal, sendo melhor deixá-lo acostumar-se gradualmente ao novo ambiente. Inicialmente, coloque o novo gatinho numa divisão com água, comida, cama e uma caixa de areia. Quando obtiver permissão do veterinário, introduza gradualmente o resto da casa e permita-lhe explorar todas as divisões ao seu ritmo.

Treino inicial

É deveras importante introduzir bons hábitos diários a partir de uma idade precoce, já que é nesta fase que os gatinhos são mais permeáveis a treino. Introduza gradualmente os cuidados com a higiene do pelo, a escovagem do pelo e o corte das garras, para que o animal se habitue e se sinta confortável com essas rotinas.

Alimente o gato numa área afastada da caixa de areia e da zona onde a família come. Certifique-se de que tem sempre água fresca disponível.

Nunca bata, sacuda ou berre ao seu gatinho. Em vez dessas reprimendas, se o gato apresentar comportamentos disruptivos, borrife-o com água ou emita um som alto, como bater palmas. Reforce o bom comportamento com elogios e guloseimas.

Com o início de vida adequado, o seu gatinho irá tornar-se um gato adulto satisfeito e estável, convertendo-se num elemento nuclear da sua família.

Queda de dentes do seu gatinho

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO