O que deve perguntar ao veterinário

Quer se trate de uma emergência ou de um exame de rotina, é importante estar preparado para perguntar ao veterinário tudo o que deseja saber sobre a saúde do seu animal de estimação. Obter respostas às suas dúvidas ajuda a resolver as preocupações com o seu animal, bem como a garantir que lhe proporciona o melhor cuidado possível. Se tiver preocupações específicas, anote-as para não se esquecer quando chegar a hora da consulta. Abaixo indicamos algumas perguntas que pode desejar colocar ao veterinário durante a próxima consulta

As perguntas

Quais os tipos de parasitas comuns na nossa área?
Se bem que as pulgas e carraças sejam parasitas comuns que podem atacar os gatos na maioria das regiões do mundo, existem alguns parasitas específicos de determinadas zonas. Por exemplo, o verme pulmonar é um parasita comum na Europa que pode afetar os pulmões dos animais de estimação. Ter conhecimento das potenciais diferenças regionais pode ajudar a ter consciência das consequências para a saúde dos gatos.

Quais são os produtos desparasitantes e contra pulgas mais adequados para o meu gato?
Há diversos produtos desparasitantes no mercado, cada qual com os seus pontos fortes. Alguns podem funcionar melhor nos gatos de pelo curto, enquanto que outros podem ser mais eficazes nos gatos de pelo longo. Pedir ao veterinário que indique o melhor produto para o seu gato pode ajudar mais eficazmente a manter os parasitas afastados.

O meu gato faz exercício suficiente e tem o peso adequado?
Apesar de o veterinário provavelmente o informar se o gato estiver abaixo ou acima do peso (como parte dos exames de saúde necessários), é importante perguntar-lhe quais as melhores formas de exercício. O veterinário pode sugerir brinquedos novos ou um novo regime alimentar para aumentar ou diminuir o peso do seu gato.

Os dentes do meu gato estão saudáveis?
A saúde dentária e oral do gato é essencial para o seu bem-estar geral, logo, peça ao veterinário para examinar a dentição e o alertar para possíveis problemas. Lembre-se de pedir ao veterinário para demonstrar como escovar os dentes do gato e fornecer aconselhamento sobre a manutenção de uma dentição saudável.

Quais as vacinas necessárias para o meu gato?
Este é mais um problema regional, dependendo também do estilo de vida do gato (por exemplo, caso se trate de um gato que vive dentro ou fora de casa). Ter o plano de vacinação do gato atualizado é essencial para o manter saudável e protegido contra doenças potencialmente fatais

Pode haver problemas não detetáveis a olho nu?
Especialmente nos gatos idosos, é possível que haja problemas latentes que não sejam facilmente detetáveis pelos donos. Peça ao veterinário um exame de saúde completo. Os veterinários estão treinados para detetar rapidamente potenciais problemas de saúde. Pergunte se o seu gato está na idade de realizar análises de sangue e urina "geriátricos" para garantir que está perfeitamente saudável.

O meu gato precisa de exames gerais mais regulares?
Consoante a idade e o estado de saúde do gato, o veterinário recomendará a frequência ideal das consultas para o manter em forma e saudável.  

Como desparasitar o seu gato

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO