Cuidados de higiene e escovagem dos gatos adultos

Os gatos são animais excecionalmente asseados e assumem eles mesmos a tarefa de se limparem e outros cuidados de higiene. Contudo, os gatos nem sempre conseguem chegar a todas as partes do corpo e, para além disso, tomar parte dos cuidados com o pelo ajuda a fortalecer os laços com o seu animal de estimação e permite-lhe detetar a existência de sinais indicadores de problemas de saúde. Lembre-se, todos os gatos precisam de atenção e quase todos apreciam os cuidados de higiene e a escovagem do pelo.

Os benefícios dos cuidados de higiene e escovagem

A higiene e a escovagem do pelo comportam diversos benefícios e ajudam a consolidar um relacionamento estreito com o seu gato. A higiene e a escovagem do pelo estimulam a circulação e melhoram a tonificação dos músculos, para além de removerem os pelos soltos e minimizarem o tamanho e a quantidade de bolas de pelo no estômago. A escovagem também amacia o pelo, o que melhora as suas propriedades isolantes e ajuda à retenção de calor. A escovagem estimula as glândulas na raiz de cada pelo e ajuda a impermeabilizar a pelagem.

Escovar o seu gato deve fazer parte da rotina de cuidados regulares de higiene, idealmente desde tenra idade. A vantagem adicional para os donos é que a escovagem permite detetar parasitas externos, feridas e outras irregularidades na pele. Ajuda igualmente a manter a casa mais limpa porque reduz a quantidade de pelo caído.

Sugestões para a higiene e escovagem dos gatos

É preferível comprar instrumentos de escovagem e higiene de boa qualidade que durem para toda a vida. Compre os que são especificamente concebidos para gatos de pelo curto ou longo, conforme o necessário. É obrigatório ter uma escova de boa qualidade, sendo que pode precisar também de um pente de dentes finos.

Para gatos de pelo curto, use um pente de metal de dentes finos uma vez por semana. Deve ser usada uma escova de cerdas naturais ou de borracha para remover pelos mortos. Escove ou penteie suavemente com movimentos na direção do crescimento do pelo, usando a escova de cerdas para levantar o pelo na direção da cabeça e alisá-lo novamente para baixo.

Para gatos de pelo longo, escove diariamente com um pente de aço. Os nós podem ser desembaraçados com os dedos ou cortados cuidadosamente com uma tesoura de pontas redondas. Caso o seu gato não goste de ser escovado, experimente oferecer-lhe guloseimas, recompensas e encorajamento, gestos que devem ajudar a tranquilizá-lo.

Deve dar banho ao seu gato?

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO