Devo manter o meu gato dentro de casa?

Introdução

A maioria dos donos na Europa dão aos gatos a liberdade de sair de casa, assegurando os cuidados e a alimentação quando os animais regressam. Contudo, cerca de 10% dos gatos no RU e muitos mais nos EUA vivem permanentemente dentro de casa, estando esse número a aumentar.

As vantagens de viver dentro de casa

Foi apenas na década de 50, com o advento da caixa de areia, que os donos conquistaram a opção de permitir que os gatos saíssem ou não de casa. Desde então, descobriu-se que os gatos que vivem dentro de casa gozam de maior longevidade que os gatos que são autorizados a sair para o exterior. É assim porque os gatos que vivem dentro de casa enfrentam um risco reduzido de:

  • • Roubo: tem aumentado o roubo de gatos de pedigree valioso.
  • • Se perderem: os gatos que vivem no exterior podem ficar presos em garagens, anexos ou capôs dos carros.
  • • Acidentes rodoviários: no RU, um em cada quatro gatos é morto na estrada, com um risco aumentado para os gatinhos. Os gatos que sobrevivem ao primeiro ano e aprendem a evitar os perigos do trânsito têm maior probabilidade de chegar a uma idade avançada
  • • Predadores: os gatos que vivem dentro de casa estão naturalmente protegidos contra raposas e restantes predadores
  • • Lutas: a menos que se zanguem com os companheiros de casa, os gatos que vivem no interior não se envolvem em lutas de rua!
  • • Envenenamento: apesar de ser raro, é possível que os gatos ingiram acidentalmente substâncias venenosas, como anticongelante ou veneno dos ratos
  • • Doenças infeciosas: muitas doenças infeciosas apenas podem ser transmitidas de gato para gato através de contacto próximo. Manter o gato dentro de casa protege-o desses perigos. Contudo, alguns organismos e parasitas podem ser transportados para o interior nos sapatos ou roupas dos humanos

Alguns gatos mais idosos podem preferir o conforto e segurança de passar o dia inteiro em casa.

Os gatos que vivem no exterior

Apesar das vantagens da vida dentro de casa, também há benefícios em deixar o gato sair. A principal vantagem prende-se com a saúde mental e bem-estar do animal. Os gatos estão programados para caçar, marcar território e utilizar os seus sentidos apurados de olfato, audição, toque e visão na perseguição e caça das suas presas. Permitir que o gato saia proporciona-lhe a expressão do comportamento felino normal de forma integral, sendo talvez por isso que os gatos que vivem no exterior sofrem menos de doenças mentais ou problemas comportamentais do que os gatos que vivem exclusivamente dentro de casa. Visto que se exercitam mais, os gatos que vivem no exterior são menos propensos à obesidade e às preocupações de saúde associadas.

Padrões de sono dos gatos

Os gatos dormem uma média de 15 horas por dia (sendo que alguns podem mesmo chegar às 20 horas de sono!). Tendem a dormir mais durante o dia e a caçar à noite, sendo que os períodos de maior atividade são de madrugada e no crepúsculo, coincidindo com os períodos em que as presas estão mais ativas. A maioria do tempo de sono dos gatos é passada a dormitar, com apenas períodos esparsos de sono profundo. É assim por serem predadores naturais e serem forçados a estar alerta e prontos a reagir numa fração de segundo. Quer o seu gato esteja dentro ou fora de casa, proporcione-lhe um espaço seguro e confortável para se refugiar e dormir.

O meu gato pode adoecer?

Apesar de os gatos que vivem dentro de casa estarem mais protegidos contra infeções e parasitas do que os gatos que saem de casa, continua a ser necessário manter a vacinação e a desparasitação para assegurar boa saúde. Fale com o veterinário sobre os requisitos específicos do seu gato.

Quer decida deixar o gato sair ou mantê-lo dentro de casa, o mais importante é proporcionar-lhe um cuidado específico para gatos de elevada qualidade. Assegure cuidados de saúde preventivos e uma boa nutrição para os manter em boa forma física, bem como um ambiente estimulante com brinquedos diversificados e interação humana para promover o bem-estar mental do animal.

A importancia da higiene da liteira do seu gato

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO