A importância da higiene da caixa de areia


Caso se questione sobre a frequência com que deve limpar a caixa de areia do gato, pense na pergunta "será que gostaria de usar uma sanita em que não se puxa o autoclismo"? A resposta provável é "Claro que não"!

Lembre-se que os gatos são animais muito asseados e que o seu olfato é duas vezes mais bem desenvolvido do que o dos humanos, daí a importância de manter a caixa de areia limpa.

Porque é importante

Uma caixa de areia suja é uma das causas mais comuns dos problemas de defecação nos gatos. Manter a caixa limpa proporciona ao gato um local limpo e fiável e pode evitar problemas de sujidade em casa.

Para além disso, uma caixa de areia limpa ajuda a impedir que o gato evite urinar. A retenção urinária intencional é um comportamento muito comum nos gatos que não dispõem de um local limpo para defecar. Os hábitos de higiene insuficientes na limpeza da caixa de areia aumentam o risco de o gato desenvolver infeções do trato urinário.

A caixa de areia deve ser limpa diariamente removendo todos os resíduos sólidos e substituindo a areia saturada de urina. Deve também ser completamente mudada semanalmente. Se não for possível uma limpeza tão frequente, prepare outra caixa. A caixa de areia deve ser desinfetada regularmente com água e detergente para remover odores.

Tenha em atenção que alguns desinfetantes que ficam opacos na água são tóxicos para os gatos. Pode simplesmente usar lixívia, que não é prejudicial para o gato desde que enxague cuidadosamente a caixa.

O que comprar

Ao escolher a caixa e a areia, deve considerar os seguintes aspetos:

  • • Caixa aberta ou fechada? Muitos gatos adaptam-se facilmente a uma caixa coberta, mas outros podem sentir-se enclausurados ou vulneráveis, visto apenas terem um ponto de fuga em caso de ameaça.
  • • Caixa de areia com limpeza automática: Trata-se de um sistema automático com um sensor temporizado que é ativado vários minutos após o gato sair da caixa. Esse tipo de caixa faz ruídos ou movimentos bruscos que podem perturbar o gato e assim desencorajar o seu uso.
  • • Areia solúvel: Trata-se de um tipo de areia que pode ser despejada na sanita. Contudo, antes de o fazer, consulte as normas de eliminação de resíduos locais, que podem variar conforme o país.

O que fazer

  • • A localização da caixa é importante: Coloque a caixa de areia numa área sossegada de fácil acesso. Evite colocar a caixa num sítio movimentado (por exemplo, no corredor), perto do comedouro e bebedouro do gato (à semelhança dos humanos, os gatos não apreciam a comida perto da sanita!), junto de uma fonte de ruído (por exemplo, da máquina de lavar), perto de janelas (o animal pode sentir-se ameaçado por movimentações no exterior) ou perto do local onde dorme. Alguns gatos recusam-se a usar a caixa se a mesma estiver perto de uma dessas áreas.
  • • Número de caixas: se tiver vários gatos em casa, assegure que cada gato tem a sua própria caixa de areia. Uma regra básica é o número de caixas de areia ser igual ao número de gatos mais um.
  • • Profundidade da areia na caixa: os gatos aparentemente preferem uma profundidade de areia de 3 cm
  • • Tipo de areia: Por instinto, os gatos, provavelmente devido ao ambiente ancestral do deserto, preferem uma areia de grão fino. As areias com fragrância ou desodorizantes com aroma intenso podem ser desagradáveis para os gatos, aumentando o risco de o animal recusar o uso da caixa de areia.

Se estiver preocupado com o odor da caixa de areia, pode alimentar o gato com PRO PLAN® HOUSECAT (dieta seca) ou HOUSECAT NUTRISAVOUR (dieta húmida), rações formuladas com uma fonte de prebiótico, cuja ação comprovada reduz em 20% os componentes essenciais do odor da caixa de areia.

Devo manter o meu gato dentro de casa?

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO