Cuidados especiais

PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS DOS GATOS

Os gatos são muito atreitos a problemas dermatológicos, que podem ser provocados por parasitas, alergias, infeções fúngicas ou bacterianas, tumores e doenças sistémicas.

ALERGIAS ALIMENTARES NOS GATOS

As alergias alimentares são raras nos gatos e normalmente envolvem uma reação a um ingrediente proteico num alimento em particular, responsável por desencadear uma reação inflamatória alérgica.

A PERDA DO PELO NOS GATOS

A alopecia felina (perda do pelo) é rara nos gatos, mas pode ocasionalmente ocorrer e ser motivada por diversos fatores, sendo o mais comum o excesso de higiene da parte do gato (o que, por si só, pode indicar outro problema dermatológico ou de parasitas).

PERDA DE PELO NOS GATOS: O QUE SIGNIFICA?

Os nossos amigos felinos apresentam diversas caraterísticas únicas, mas a que é normalmente mais apreciada é a maravilhosa pelagem.

COMO DETETAR SE O GATO SOFRE DE UMA ALERGIA

Ocasionalmente, todos os gatos coçam e mordem a pele. Contudo, se o animal se coçar, lamber, morder ou perder pelo persistentemente, pode tratar-se de sinais de uma doença cutânea alérgica.

SARNA FELINA: OS FACTOS

A sarna felina é uma infestação de parasitas chamados ácaros (Sarcoptes ou Notoedres) na pele do gato.

A GRAVIDEZ NOS GATOS

Os gatos são conhecidos pelas suas capacidades reprodutoras. Assim, não é caso raro uma gata não esterilizada parir uma ninhada sem que o dono sequer se tivesse apercebido da gravidez.