Perda de pelo nos gatos: O que significa?

Os nossos amigos felinos apresentam diversas caraterísticas únicas, mas a que é normalmente mais apreciada é a maravilhosa pelagem. Uma pelagem macia é mais apelativa para fazer festas, uma rotina de carícias que aproxima o dono e o gato. Assim, se reparar em perda de pelo no seu gato (conhecida como alopecia felina), é natural que fique preocupado. Os gatos perdem pelo constantemente (na forma da muda do pelo), o que é uma ocorrência normal e não deixa peladas nem zonas rarefeitas. Os sintomas da perda de pelo nos gatos são muito diferentes dos sintomas de alopecia. Neste artigo, vamos analisar os sinais de alopecia e as formas de aliviar esse problema nos gatos.

 

Sinais da perda do pelo real nos gatos

A perda do pelo nos gatos pode ser parcial ou total. A pele nas áreas afetadas pode apresentar excrescências, crostas, vermelhidão ou até mesmo perda de pele (por coçar demasiado). Por vezes, a alopecia surge num padrão simétrico ou aparentemente de forma aleatória. Se o gato estiver afetado, há duas causas principais, nomeadamente comichão ou condições subjacentes.

Comichão

As condições pruriginosas que originam perda de pelo são frequentemente a causa mais prevalente. As alergias ou parasitas que provocam desconforto despoletam a reação de coçar. Se o ato de coçar for persistente, a pela é danificada e os pelos podem quebrar. Se o gato sofrer perda de pelo abundante e reparar em sintomas semelhantes aos descritos, leve o animal ao veterinário o mais breve possível.

Outros sintomas relacionados com a perda de pelo devido ao prurido podem ser identificados pela atividade das pulgas, na presença de "sujidade das pulgas" (pontos pretos no pelo).

Condições subjacentes

A perda de pelo causada por uma condição subjacente, por exemplo, hormonal (incluindo a doença de Cushing, hipertiroidismo ou alopecia felina endócrina), não é pruriginosa, mas leva a muda de pelo abundante. Muitas vezes, a camada inferior da pele não é danificada (apesar de poder mudar de cor) e os pelos não se apresentam quebrados. As condições subjacentes que podem originar perda de pelo são raras nos gatos, podendo também provocar outros sintomas. Se reparar em sinais como mudança no apetite ou letargia a acompanhar a perda de pelo, leve o gato ao veterinário com a maior brevidade possível.

O meu gato está a perder pelo, o que posso fazer?

Se o gato sofrer de perda abundante de pelo, leve-o imediatamente ao veterinário. A partir daí, o veterinário conseguirá determinar a causa. O veterinário pode recomendar o tratamento adequado consoante o diagnóstico. Contudo, há algumas coisas em casa que podem ajudar o animal:

  • • Uma dieta melhorada: uma dieta pobre pode ser a causa de uma pelagem em más condições. Se alimentar o seu gato com uma variedade saudável de rações, incluindo Purina, pode ajudar a reverter essa condição. Recomenda-se conteúdo proteico elevado, por isso, os alimentos que contêm teores elevados de carne e peixe são boas opções.
  • • Controlo de pulgas: é vital controlar os parasitas como as pulgas para prevenir as causas comuns da perda de pelo.

A perda de pelo nos gatos

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO