Como melhorar a digestão do gato

Uma boa digestão é um fator essencial para uma saúde excelente. Ao digerir e absorver alimentos de boa qualidade, os gatos recebem todos os nutrientes de que necessitam para se manterem numa condição ideal.

Sintomas de uma digestão deficiente

Se o seu gato não digerir a comida devidamente, um dos sinais mais comuns a constatar é a formação deficiente das fezes ou mesmo diarreia. É até possível que o gato vomite, podendo, entre outros sintomas, perder peso, ter o pelo baço e parecer indiferente. Se estiver preocupado com a digestão do seu gato, deve contactar o veterinário para obter o seu parecer.

O que devem comer os gatos?

Os gatos são carnívoros, todo o seu organismo está adaptado para uma dieta baseada em carne. Os dentes estão concebidos para abocanhar e rasgar a carne das presas e o sistema digestivo e metabolismo equipados para processar uma dieta altamente proteica e calórica derivada da carne. Os gatos precisam de determinados nutrientes que apenas se encontram na carne, como o aminoácido taurina e o ácido gordo araquídico. É por isso que os gatos não podem ser vegetarianos! A proteína de boa qualidade ajuda os gatos a manter a massa muscular magra e a promover uma pele e pelagem saudáveis, sendo vital para o sistema imunitário funcionar em forma ideal. Uma dieta equilibrada para gatos contém igualmente níveis ideais de gorduras de elevada qualidade, incluindo os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, fibras selecionadas para a digestão e vitaminas e minerais para benefício da saúde. Os carboidratos altamente digeríveis também constituem uma fonte útil de energia. Ao alimentar o seu gato saudável com ração da melhor qualidade ajuda a otimizar a digestão.

Como melhorar a digestão do gato

Se o gato tiver digestão sensível ou sofrer de transtorno digestivo ligeiro, beneficiará de uma dieta com os seguintes atributos para promover a digestão:

  • - Ingredientes digeríveis de elevada qualidade para reduzir a carga intestinal
  • - Um número restrito de fontes de proteínas para reduzir o risco de reações gastrointestinais adversas
  • - Proteínas altamente digeríveis para ajudar a melhorar a tolerância alimentar
  • - Prebióticos para ajudar a melhorar o equilíbrio microbiano e estimular o crescimento das bactérias benéficas
  • - Fibras para promover as células intestinais e facilitar o trânsito intestinal

Alguns probióticos (como bactérias benéficas) também são apoios úteis à digestão dos gatos. Pergunte ao veterinário quais os probióticos específicos que ajudam a evitar a diarreia nos gatos (especialmente nos propensos a transtornos gástricos sob stresse) e quais os que têm ação comprovada na melhoria da qualidade fecal nos gatinhos.

Se o veterinário suspeitar que o gato sofre de uma alergia alimentar, pode recomendar uma dieta hipoalergénica formulada com proteínas hidrolisadas. Trata-se de proteínas decompostas em partes demasiado pequenas para conseguirem provocar uma reação alérgica.

Para ajudar o seu gato a ter uma vida longa, saudável e feliz pelo maior número de anos possível, bem como promover a sua saúde digestiva, alimente-o com ração da mais elevada qualidade com ingredientes altamente digeríveis.  

Gato com diarreia: o que posso fazer?


DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO