Problemas de ALIMENTAÇÃO felina: o que precisa de saber

Da ração para gatinhos até às rações para gatos adultos e idosos, é importante que o seu animal de estimação tenha a nutrição adequada a cada etapa da vida e às suas necessidades. Ainda que seja útil saber quais os melhores alimentos para o seu gato, também é importante conhecer as substâncias prejudiciais a evitar. Não se trata apenas de alimentos aos quais o gato pode ser alérgico, visto que geralmente são específicos à espécie, mas alimentos em geral que podem causar transtornos gástricos ou cenários mais graves.

Alimentos a evitar

Cebolas: as cebolas contêm substâncias que podem decompor os glóbulos vermelhos dos gatos, provocando anemia.

Alho: o alho pode provocar transtornos no estômago e também afetar os glóbulos vermelhos.

Chocolate: o chocolate pode ser uma substância fatal para os gatos, já que pode provocar vómitos e diarreia, bem como anomalias no ritmo cardíaco, tremores e convulsões e, no pior dos cenários, a morte, se forem consumidas grandes quantidades.

Lacticínios: pode ser surpreendente para muitos donos descobrir que alguns gatos adultos são intolerantes à lactose, logo, incapazes de digerir o leite adequadamente. O consumo de leite pode originar diarreia nos gatos.

Café, chá e bebidas energéticas : a cafeína presente nessas bebidas pode fazer com que o animal fique irrequieto e originar espasmos musculares ou palpitações cardíacas.

Carne crua: pode provocar vómitos e diarreia devido a infeções por salmonela, campylobacter ou E. Coli.

Reações alérgicas

As alergias alimentares são muito raras nos gatos, contudo, se suspeitar que o seu animal sofre de uma alergia, leve-o ao veterinário para obter aconselhamento. O veterinário conseguirá diagnosticar o problema e providenciar soluções alternativas sobre a melhor alimentação para o seu gato. O diagnóstico de uma alergia alimentar num gato pode ser um processo demorado e exige uma dieta especial para o gato durante algumas semanas.

Se o veterinário detetar a causa da alergia, basta remover esse ingrediente ou mudar para um novo tipo de dieta. Se recentemente adicionou um novo elemento em casa, como plantas ou alimentos, lembre-se de avisar o veterinário.

Guloseimas para gatos

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO