Substâncias e alimentos prejudiciais para os felinos

Existem diversas substâncias alimentares e não alimentares, incluindo plantas, potencialmente venenosas para os gatos. A ingestão de artigos domésticos, produtos de limpeza e medicamentos humanos pode ser letal, logo, é deveras importante garantir que a sua casa é segura, de modo a minimizar os riscos para o gato. Abaixo encontra algumas sugestões para ter em conta relativamente à segurança do gato em casa.

Medicamentos

Em nenhuma circunstância dê medicamentos ao gato sem serem receitados pelo veterinário. Muitos medicamentos seguros para os humanos podem ser fatais para os gatos.

Mantenha todos os medicamentos sujeitos a receita médica e de venda livre fora do alcance do animal. Analgésicos de uso comum, medicamentos para a gripe e constipação, medicação oncológica, antidepressivos, vitaminas e comprimidos de dieta são exemplos de medicamentos que podem ser letais para o gato.

Alimentos

Há diversos alimentos que podem provocar transtornos gástricos, ou problemas mais graves, nos felinos. Os alimentos perigosos incluem cebolas, alhos, álcool, uvas e passas, caroços de pêssego e pevides de maçã, cafeína e chocolate. Naturalmente, a Purina disponibiliza algumas excelentes opções para a alimentação saudável do seu gato.

Produtos de limpeza

Nunca deixe que o gato aceda às áreas onde guarda ou utiliza produtos de limpeza. É possível que alguns desses produtos apenas provoquem um ligeiro transtorno gástrico, mas outros podem causar queimaduras graves na língua, boca e estômago e, se ingeridos, podem ser fatais.

Certos artigos de uso doméstico, como produtos de limpeza, pesticidas, tintas e vernizes, devem ser utilizados com cuidado, já que podem exalar fumos e gases tóxicos para os gatos. Os agentes microbianos e fúngicos presentes nos aparelhos de ar condicionado, condutas de ar, filtros e humidificadores também representam perigo se forem inalados pelo animal.

Convém ter cuidado na utilização de iscos para ratos, caracóis e lesmas e de armadilhas de baratas ou formigas. Se a utilização for absolutamente necessária, certifique-se de que mantém o gato afastado, já que muitas vezes tais artigos são venenosos.

Artigos domésticos

Muitos artigos comuns de uso doméstico são letais para os gatos. Neles incluem-se bolas de naftalina, óleos de potpourri, cigarros, amaciador da roupa, detergentes para máquinas de lavar, plasticina, agentes caloríferos como aquecedores de pés e mãos (contêm elevados níveis de ferro), pilhas, pacotes de sílica, moedas, café moído e bebidas alcoólicas. Os produtos para automóveis, como óleo, gasolina e anticongelante, devem ser devidamente armazenados. A mais ínfima quantidade de anticongelante (Etilenoglicol) pode ser fatal para o gato.

Jardim e plantas

Algumas plantas comuns de interior e de jardim são extremamente venenosas para os gatos. Consulte o veterinário sobre plantas seguras para felinos e, se for um adepto de jardinagem, tente recorrer apenas a plantas seguras e recomendadas. Consulte listas específicas para determinar qual a vegetação regional segura para gatos na sua área de residência.

Se utiliza fertilizantes, herbicidas ou inseticidas no jardim ou relvado, tenha o cuidado de manter o gato afastado dessas zonas até a aplicação do produto secar por completo. Na dúvida, discuta a utilização desses produtos com o fabricante. Guarde sempre os produtos dessa natureza numa zona interdita ao animal de estimação.

Problemas de alimentacao felina: o que precisa de saber

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO