Como melhorar o hálito do gato

Introdução

O mau hálito (também chamado halitose) do gato pode ser causado por uma série de problemas de saúde. Se o odor do hálito do gato for muito intenso ou desagradável, deve falar com o veterinário sobre as possíveis causas e tratamento.

O que provoca o odor?

A causa mais comum da halitose é a presença de bactérias fétidas na boca do gato. Geralmente, deve-se a acumulação de placa e tártaro nos dentes, que origina infeção e inflamação das gengivas, chamada doença periodontal. Essa situação permite que as bactérias se acumulem naturalmente, provocando o aparecimento do cheiro desagradável.

Todas as raças de gatos são suscetíveis à doença periodontal, no entanto, alguns gatos de raça pura parecem apresentar uma predisposição especial. As raças braquicefálicas, como Persas, Chinchilas ou Britânicos e Exóticos de pelo curto (caraterizados pelos narizes pequenos e focinhos espalmados) muitas vezes têm dentes sobrepostos e desalinhados devido às mandíbulas pequenas. Essa caraterística predispõe esses gatos à doença periodontal e subsequente halitose.

O mau hálito persistente também pode indicar outras condições médicas subjacentes, como doença renal, problemas respiratórios ou gastrointestinais e fragilidades hepáticas. Aconselhe-se com o veterinário se estiver preocupado.

Gerir o mau hálito do gato

Se o gato tiver mau hálito, o primeiro destino deve ser o veterinário, que pode determinar se existem condições médicas subjacentes responsáveis pela halitose. Se a raiz do problema estiver na boca do animal, o veterinário provavelmente recomendará uma limpeza profunda dos dentes realizada por um profissional. Esse procedimento é realizado com anestesia geral. Quando os dentes estiverem completamente limpos e as gengivas tratadas, pode ajudar a evitar a recorrência do problema com uma boa rotina de tratamento e higiene em casa. Sem essa rotina, as vantagens do tratamento dentário apenas duram algumas semanas. A boa notícia é que a manutenção dos cuidados dentários em casa pode ser simplificada e envolve apenas dois elementos:

  1. 1. Uma rotina de limpeza dentária: A forma mais importante de manter os dentes e gengivas saudáveis e o hálito mais agradável é escovar os dentes diariamente com uma escova e dentífrico especiais para gatos. Estão disponíveis dentífricos com sabor a carne que o seu gato vai adorar! Nunca use pasta de dentes para humanos, visto que pode ser tóxica para o animal. O veterinário ou enfermeiro podem demonstrar o procedimento.
  2. 2. Uma alteração na dieta: Ainda que escovar os dentes seja a melhor prevenção da acumulação de tártaro e placa, há outras formas de preservar a saúde oral do seu gato. Fale com o veterinário sobre dietas formuladas para manter a dentição do gato saudável e limpa. O PRO PLAN® Dental Plus, para além de cientificamente comprovado na redução da acumulação de tártaro, também ajuda a diminuir o mau hálito nos gatos.

Muitas pessoas assumem que o mau hálito nos gatos é inevitável, especialmente após uma certa idade, mas isso não é verdade. Ao promover a saúde oral do seu gato, além de tornar a vossa convivência mais agradável, também ajuda a evitar doenças potencialmente graves, um aspeto verdadeiramente positivo para ambos!

Cuidado dental com os gatinhos

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO