Como reduzir as bolas de pelo

Os gatos são criaturas lindíssimas e, geralmente, o seu pelo é brilhante, magnífico e muito limpo. O pelo é assim porque os gatos são extremamente meticulosos com a higiene, dedicando períodos de tempo consideráveis aos seus cuidados de limpeza. Os estudos sugerem que, em média, os gatos gastam cerca de 4% do seu tempo total e 8% do tempo útil desperto com cuidados de limpeza!

Porque aparecem as bolas de pelo?

Os gatos tratam da sua higiene usando a língua rugosa e as patas da frente para limpar sistematicamente o corpo inteiro. Lamber estimula as secreções cutâneas que mantêm a pelagem impermeável e brilhante, e a saliva depositada no pelo ajuda a regular a temperatura fresca durante a época de calor. Se vive com vários gatos, pode também reparar que é comum limparem-se em conjunto, lambendo-se uns aos outros (e dormindo nos seus sítios favoritos).

Infelizmente, uma desvantagem dos hábitos de higiene meticulosos dos gatos é a formação de bolas de pelo no trato digestivo: devido à forma em "espinha" da língua dos gatos, que funciona como um pente, o pelo fica preso e acaba por ser engolido.

O pelo engolido pode acumular-se no estômago. Uma parte do pelo transita pelo trato intestinal e acaba por ser expelido nas fezes. O pelo que não transita acumula-se e resulta em bolas ou formas cilíndricas formadas pelos movimentos normais da digestão. Quando o pelo se acumula nesse formato, é demasiado grande para passar pelo trato intestinal. Por esse motivo, pode ser regurgitado (vomitado) ou provocar uma obstrução.

Apesar de ser um processo natural, preocupa muitos donos de gatos. Tossir, engasgar-se ou regurgitar uma ou duas horas após comer são sinais de que o animal pode estar com dificuldades no trânsito de uma bola de pelo.

Os gatos que lambem em demasia, a si mesmos ou em grupo, e os que perdem muito pelo são mais suscetíveis à formação e regurgitação de bolas de pelo. Em comparação com as de pelo curto, as raças de pelo longo têm maior probabilidade de formar bolas de pelo, podendo sofrer de obstrução intestinal desde tenra idade.

O que posso fazer?

Pode ajudar o seu gato a reduzir a formação de bolas de pelo se:

  1. 1) O escovar regularmente para remover o pelo caído. Dessa forma, ajuda a evitar a ingestão excessiva de pelo.
  2. 2) O alimentar com rações especificamente formuladas para ajudar no trânsito das bolas de pelo.

As dietas ricas em fibra ajudam a reduzir a quantidade de bolas de pelo. A fibra empurra o pelo através dos intestinos de modo a ser depositado nas fezes, em vez de ser regurgitado na forma de uma bola de pelo.

Na gama Purina PRO PLAN, as fórmulas Housecat e Derma Plus (ração seca) foram concebidas para minimizar a formação de bolas de pelo nos gatos, facilitando a eliminação do pelo através do intestino graças ao elevado nível de fibras.

Se o gato regurgitar bolas de pelo com frequência, consulte o veterinário para obter conselhos sobre os remédios e tratamentos para bolas de pelo adequados ou recomendações alimentares.

Gato a vomitar: qual é a causa?

DESCUBRA O ALIMENTO PRO PLAN® PARA O SEU GATO